Postagens

Mostrando postagens de Junho 15, 2016

ENERGIA E INEXPERIÊNCIA

Imagem
Temos ao nosso alcance uma onda energética que favorece o nosso autoconhecimento.  Quando temos consciência da nossa força, moderamos o entusiasmo e a energia com prudência. Por isso, vale a pena aceitar que sempre somos aprendizes e não sabemos de tudo; como qualquer estudante em processo, devemos examinar antes de saltar, controlar nossos impulsos e ganhar a experiência necessária para nos tornarmos confiantes e competentes.
Se formos sábios, compreenderemos como “pequenas fontes brotam dos vales e se transformam em grandes rios”; e aprenderemos lições sobre autodisciplina, humildade, paciência, tempo e oportunidade. Tenhamos o cuidado para não irritar os outros com ações ou palavras impróprias, ignorar informações que nos desagradam ou agir como se já soubéssemos de tudo. 
Qualquer situação nova nesse  momento vai requerer humildade e autodisciplina para que compreendamos a nossa própria ignorância.
Tornar-nos consciente do que não sabemos é, frequentemente, o primeiro passo no caminh…

MANTRA

Imagem
É muito importante termos um mantra pessoal, pois o som é a matéria prima do Universo. "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Tudo foi feito por Ele e nada do que tem sido feito, foi feito sem Ele. N'Ele estava a Vida, e a Vida era a Luz dos homens".
Em sânscrito, “man” significa: mente, e “tra” significa: liberdade; portanto um mantra é uma combinação de sons que liberta nossos pensamentos de todas nossas ansiedades do cotidiano, transcendendo o mundo material. Eles visam, sobretudo, neutralizar os efeitos das influências negativas do nosso dia-a-dia e nos veiculam a energia para processos de auto realização. O mantra é uma ciência exata, a ordem das palavras não pode ser mudada e os significados são os mesmos para qualquer povo. Eles adicionam um efeito poderoso à meditação e são importantes objetos de concentração.
Os mundos e seres que compõem o Cosmos foram constituídos pelo som, pela palavra, que emanou como o primeiro hálito divin…

MEDITAÇÃO ESTIMULA O CÉREBRO

Imagem
Meditação frequente faz com que o cérebro fique mais atento e funcional.


RIO - A pesquisadora Elisa Kozasa, do Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein, é bióloga com pós-doutorado em Psicobiologia pela Unifesp e descobriu que a prática regular de meditação “economiza” neurônios porque mantém o foco em exercícios de atenção. Praticante de aikido há 32 anos, ela acredita que o grande trunfo seja relaxar em momentos de estresse. De acordo com sua pesquisa, pessoas que meditam usam menos neurônios para executar as mesmas tarefas. É como se estas pessoas “economizassem” o cérebro?
Sim, entre aspas seria isso sim. Essas pessoas recrutam menos áreas cerebrais para executar as mesmas tarefas de atenção. É como se as pessoas que meditassem regularmente tivessem um cérebro mais eficiente para desempenhar estas tarefas.
Como isso acontece? As práticas de meditação geralmente desenvolvem treinamento de foco de atenção, uma atenção sustentada. A gente interpreta que pessoas que…

MEDITAÇÃO

Imagem
Estamos num tempo em que necessitamos meditar muito. Mas afinal de contas, o que é "meditação"? A palavra meditação vem de meditare que significa "Voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si". Em sânscrito esse ato se chama dhyana e está centrado em técnicas de concentração; em chinês torna-se ch'anna e sofre uma contração tornando-se Ch'an e Zen em japonês. 
A meditação consiste na prática de focar a atenção, que, no cotidiano, deixamos centrada em nossa rotina externa. Como técnica, a meditação está associada a religiões orientais e a história comprova que ela é tão antiga quanto a humanidade. Desenvolveu-se em várias culturas diferentes (Egito, Índia, Maias, China, Japão...) e recebeu vários nomes, sendo tradicionalmente relacionada à espiritualidade. Todavia a meditação pode também ser praticada como um instrumento para o desenvolvimento pessoal em um contexto não religioso, pois é a "arte…