Postagens

Mostrando postagens de Junho 16, 2016

KIN 180 - SOL ESPECTRAL AMARELO

Imagem

DOSHAS - AYURVEDA

Imagem
Dosha é a caracterização do perfil biológico do indivíduo, de acordo com o ayurveda. Existem três doshas: Vata, Pitta e Kapha, sendo que cada um possui características determinantes. Todas nós possuímos os três doshas, mas em proporções variadas; via de regra há sempre um excesso ou uma carência de um dos três doshas, o que causa um desequilíbrio, e pode originar a doença.

Há uma extensa literatura a respeito de cada um dos doshas, mas suas funções básicas podem ser definidas ampla e simplesmente: o dosha Vata é o princípio dominante no corpo que controla o movimento; o dosha Pitta controla o metabolismo e a digestão; e o dosha Kapha é responsável pela estrutura física e o equilíbrio dos fluidos. Cada célula do nosso corpo precisa conter esses três princípios a fim de sustentar a vida: precisamos  ter Vata para nos movimentarmos, respirarmos, para que nosso sangue circule, para que os alimentos se desloquem através do aparelho digestivo, e para enviar impulsos nervosos ao cérebro e a p…

TRATADO DO LOBO DA ESTEPE

Imagem
TRATADO DO LOBO DA ESTEPE Só para loucos Herman Hesse Este é um trecho do romance O Lobo da Estepe, de Herman Hesse. 
Era uma vez um certo Harry, chamado o Lobo da Estepe. Andava sobre duas pernas, usava roupas e era um homem, mas não obstante era também um lobo das estepes. Havia aprendido uma boa parte de tudo quanto as pessoas de bom entendimento podem aprender, e era bastante ponderado. O que não havia aprendido, entretanto, era o seguinte: estar contente consigo e com sua própria vida. Era incapaz disso, daí ser um homem descontente. Isso provinha, decerto, do fato de que, no fundo de seu coração, sabia sempre (ou julgava saber) que não era realmente um homem e sim um lobo das estepes. As pessoas argutas poderão discutir a propósito de ser ele realmente um lobo, de ter sido transformado, talvez antes de seu nascimento, de lobo em ser humano, ou de ter nascido homem, porém dotado de alma de lobo ou por ela dominado; ou, finalmente, indagar se essa crença de que ele era um lobo não pas…