Postagens

Mostrando postagens de Junho 11, 2017

BUDISMO E A RAIVA

Imagem
Quando as pessoas pensam no Budismo, logo imaginam uma religião passiva baseada em atos tranquilos como meditar, passear pelos campos, comer frutas e vegetais e se manter contemplativo perante os acontecimentos no mundo... uma forma fácil e calma de se viver. Creio que poucas são aquelas que sabem que o Budismo é um dos sistemas doutrinários mais rígidos e difíceis, porque ele prega o auto-controle, o dominar-se a si mesmo.
Os princípios budistas estão baseados nas "Quatro Verdades":

1- Primeira nobre verdade: "(...) esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento.(...)"

2- Segunda nobre verdade: "(...) e…

KIN 20 - SOL RESSONANTE AMARELO

Imagem

CHAKANA

Imagem
Chakana é uma palavra quéchua, da linguagem dos Incas. Chaka quer dizer ponte de ligação e Hanã, alto. A Cruz Andina é o caminho para o Divino, o mundo superior.

A Cruz Andina é um símbolo recorrente em culturas indígenas dos Andes e, posteriormente, nos territórios do Império Inca do Tawantinsuyu. A sua forma é a de uma secção quadrada e escalonada, com 12 pontos. O símbolo em si é uma referência ao Sol e ao Cruzeiro do Sul; sua forma sugere uma pirâmide com escadas em todos os quatro lados, tendo um centro circular. Mas seu maior significado é de apontar a ligação entre o baixo e alto, a terra e o sol, o homem e o Divino e por isso não pode ser vista apenas como um simples desenho arquitetônico ou geométrico. A Cruz Andina tem uma forma geométrica resultante de observação astronômica e registros deixados fazem referência a frase: "trouxe o céu para a terra", representado por este símbolo que encerra componentes que explicam a visão do Universo, representando o masculino e f…

KIN 18 - ESPELHO HARMÔNICO BRANCO

Imagem