• Saviitri Ananda

2022 ... FELIZ ANO DE MERCÚRIO


FELIZ "ANO NOVO"

Todos sabem que eu sigo o Tzolkin, ou Calendário Maia. E nessa contagem de tempo, que é baseado na Lua, só entraremos no "novo ano" daqui 140 dias. Mas vivo na 3D, a mercê do calendário gregoriano. Também sabem que não sou muito a favor de festas geradas em nome do consumismo, todavia sou muito a favor de boas energias, de vibrações positivas. Por isso fico contente quando um novo ano se aproxima e muitas pessoas costumam festejar, rever seus atos e fazer muitas promessas ( que aa maioria, não cumpre)... afinal, o que vale é a intenção. Este novo ano é especial para todos nós, após todo o confinamento e perdas que a pandemia causou. 2022 nos acena com esperança, cura, “volta por cima” e traz como regente o planeta da comunicação, Mercúrio .


Mercúrio nos lega a comunicação consciente e se revela por meio da mente lógica e racional; rege também a necessidade de estabelecer ligações com os outros, a necessidade de aprender, de tomar decisões e a forma como transmitimos nossas ideias ao mundo. É a energia que desperta em nós o impulso de expressar as percepções e a inteligência por meio da fala, da habilidade com as palavras e que também nos traz preocupações, pensamentos inquietantes e obsessões.


O planeta Mercúrio é conhecido como o planeta de ferro por conta da sua composição física. É o menor planeta do sistema solar, o mais rápido e o que se encontra mais próximo do Sol. Por isso, no mapa astral é comum o signo solar e o planeta Mercúrio estarem no mesmo signo. Na mitologia romana, Mercúrio, é considerado o deus mensageiro e das negociações. Isso se deve ao fato desse deus estar associado ao poder da comunicação e da eloquência .




Na mitologia romana, Mercúrio (Hermes) é filho de Júpiter e Maia. O astro era o deus do comércio, da luta, e de tudo o que demandasse esperteza. Considerado o mensageiro dos deuses, tem como símbolos as asas em seu capacete e nas sandálias. Nas mãos, leva o caduceu (ver artigo https://www.kinterapia.com/post/mercúrio-mitologia ).


Os signos regidos por Mercúrio são Virgem e Gêmeos. Virgem representa a colheita e a utilização de tudo o que foi cultivado. Suas principais habilidades são a diligência, o cuidado, a ordem, a domesticação da natureza e uma certa propriedade em criticar. No Mapa Astral, Mercúrio revela o modo como nós pensamos e nos comunicamos. O planeta mais próximo ao Sol é um dos que representa em nossa psique a função de dar frutos, de concretizar processos. Associado a uma atividade meio que operacional, sua energia é de pura inteligência, e atua como um veículo para a nossa alma. A partir do momento em que é responsável por levar e trazer sensações e emoções, Mercúrio permite que o ego aprenda (por bem ou por mal), as lições que os relacionamentos têm a nos ensinar. No corpo físico, é responsável por unificar cada reação por meio do sistema nervoso. Já seu arquétipo psicológico revela todo o poder dos pensamentos que se consolidam, e então passam pelas mãos de Júpiter, aquele que comanda a expansão da consciência.


Mercúrio é o arquétipo do poder da mente, correlacionado ao poder da alma porque está aliado a Júpiter, que espiritualmente é a ponte com o divino e traz sorte, bênçãos e recompensas, de acordo com o Dharma e Karma. A alma pode ser entendida na astrologia como aquilo que constantemente procura harmonia e integração; e o propósito da encarnação, como aquilo que neutraliza desarmonias e falhas do passado. Tudo isso, rumando em direção à harmonia a um nível plenamente consciente. Sendo assim, ambos os astros são estudados em conjunto. Júpiter é o poder da ação correta em nós, a voz do nosso verdadeiro destino — destino esse que equilibrará as inadequações passadas.” Com relação ao caminho divino, religiões, ética e normas espirituais, Júpiter seria a ponte. Já Mercúrio tem um sentido neutro e opera a ética e as normas do indivíduo. Quando a pessoa rompe ou age de maneira controversa com relação às normas, isso revela Mercúrio como um mensageiro sem valor, ou ladrão e este seria o lado destrutivo e sombrio do arquétipo. Mas sempre Mercúrio se revelará um personagem carismático, com jogo de cintura, flexibilidade, astúcia e esperteza. Como alguns sentidos da carta do Mago no tarô, traz à luz o arquétipo do início e da inteligência”.


No ambiente de trabalho, assim como no de estudos, Mercúrio tem papel predominante, pois rege as formas de pensamento e de expressão. Muitas pessoas sofrem devido à cobrança por ter que falar em público, ou pela pressão de se colocar com autoridade e persuasão. Quem tem Mercúrio em signos de fogo e ar e em bons aspectos, terá fluência e expressão extrovertida; em elemento terra e água , poderão preferir a subjetividade e se mostrarão, na maior parte das vezes, mais silenciosas. É importante também notar os aspectos harmônicos e desarmônicos de Mercúrio no mapa, porque isso pode ser uma maneira de analisar a energia do dia ao olharmos o mapa do céu do momento. Quando Mercúrio faz aspectos difíceis, naquele dia poderá haver maior chance de mal-entendidos e desencontros. Do dia 14 de janeiro ao dia 4 de fevereiro teremos Mercúrio retrógrado, que nem sempre é desfavorável, principalmente para os nascidos em dias em que o fenômeno estava ocorrendo e para as ações que exigem revisão e aprimoramento.


De um modo geral, a regência de Mercúrio em 2022 pode trazer muitos avanços profissionais, especialmente nos setores científicos e tecnológicos. Este será um período muito mental, de muitas ideias e contatos aqui e ali. Aqueles que estão desempregados provavelmente encontrarão soluções; seja dentro de uma empresa ou empreendendo em seu próprio negócio com um toque de inovação. Os estudantes estarão mais dispostos a expandir o conhecimento. Talvez investindo em um curso de especialização, uma pós-graduação ou em sua primeira faculdade mesmo. E se você já terminou os estudos há algum tempo, é provável que alguma área desperte o seu interesse a fim de se atualizar no mercado de trabalho. Será também um ano favorável para cursos e para desenvolver suas mídias sociais.


Com a regência de Mercúrio, que é basicamente mental, o ano de 2022 traz várias possibilidades e oportunidades para quem está precisando dar uma guinada em sua vida pessoal ou negócios, principalmente porque este planeta fortalece a comunicação e o intercâmbio social. Estarão em destaque habilidades de escrita, oratória, literatura, música e de direção de veículos. Teremos um ano mais agitado. O tempo parecerá correr, e surgirão mais oportunidades de ampliar e expandir os meios de comunicação e as viagens curtas. Devemos estar atentos a introspecção... existe também, e sempre, a necessidade de se olhar para dentro e decidir com força e fé os próximos passos. É importante refletir sobre os projetos, sobre a vida, sobre o desenvolvimento enquanto pessoa. Sempre existem empecilhos para dificultar o nosso avanço, mas o Guerreiro que enfrentar com coragem sua missão, vai concluir que todo obstáculo é uma chance de crescimento, fortalece a nossa intuição e nos dá mais consciência da totalidade.

FELIZ ANO NOVO!

Bjos no Coração

Namastê!


CURIOSIDADE:

O ano de 2022 será regido por Iemanjá e Exu, aliando esperança, motivação e dinamismo. As divindades da mitologia africana iorubá se popularizaram no Brasil com as religiões Umbanda e Candomblé. Representam homens e mulheres com capacidade de alterar o curso da natureza. Iemanjá é conhecida como “rainha do mar”. A ideia é amenizar o movimento das águas para trazer autoconfiança e força para encarar os desafios do dia a dia. Os signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes) se beneficiarão mais, podendo aproveitar a diplomacia para reverter conflitos. Já os de fogo (Áries, Leão e Sagitário) podem receber um verdadeiro teste para domar a teimosia e aprender a ceder no melhor momento.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo