• Saviitri Ananda

CHAI - A BEBIDA ESPECIAL



O Chai é uma tradicional bebida indiana, feita a partir de uma mistura de folhas e ervas. Este tradicional chá indiano é conhecido por seu perfume e por ser estimulante. Cada família tem a sua receita e dizem até que existem mais de 3 mil variações, de acordo com a combinação de especiarias. A história começa na Índia, mas a bebida tem origem pouco conhecida – alguns dizem que surgiu há mais de 5 mil anos, na Índia ou na Tailândia. O certo é que a mistura agradou a realeza local, se transformando rapidamente em uma receita aprovada pelos mais poderosos e hoje é conhecida e apreciada em todo planeta. Fora da Índia, o chai se tornou um sucesso mundial e no ocidente, os adoçantes mais comuns costumam ser o mel ou o açúcar, enquanto o leite deixa de ser integral e passa a ser substituído pelo desnatado, leite de soja ou até mesmo bebidas não lácteas.

Na India antiga, os ingredientes eram apenas as especiarias, e o modo de preparo podia variar , o chá era servido quente, frio, ou como remédio para algumas doenças. Só em 1835, com a colonização inglesa e a criação de uma plantação de chá preto em Assam, na Índia, as folhas foram acrescentadas à mistura. Como o chá preto era caro na Índia (a maioria das folhas eram destinadas à exportação), os locais passaram a acrescentar também o leite e algum tipo de adoçante. O que chamamos por aqui de chai nada mais é do que o indiano masala chai, um chá picante que tem como base a mistura do chá preto com leite e especiarias, como canela, cardamomo, gengibre, anis e cravo. Essa combinação forma uma mistura intensa e levemente picante, que traz muitos benefícios à saúde. Hoje a combinação já faz parte da cultura local: A bebida costuma ser servida para receber pessoas em casa, ou no chá da tarde, e como acompanhamentos, comidas típicas, como samosas e pakoras.

Todavia a receita do chai nem sempre foi essa e há milhares de anos atrás, os ingredientes eram apenas as especiarias, e o modo de preparo podia variar, sendo que era usado apenas para tratamento de algumas doenças. O leite é uma bebida sagrada na India e dentro da medicina ayurvédica, cada planta tem suas propriedades curativas, seja física, emocional ou espiritualmente. O chai vem ganhando notoriedade mundial, tanto por seu sabor peculiar quanto pelos benefícios oferecidos à saúde e vem adquirindo características próprias de cada lugar. Mas o gengibre, pimenta preta e canela estão sempre presentes.


10 BENEFÍCIOS DO CHAI PARA SAÚDE:

1) Aumenta a energia O chai pode ser servido a qualquer hora do dia, contudo quando tomado de manhã, estimula o sistema nervoso ampliando a concentração e o alerta. Recomenda-se evitar ingerir a bebida a noite, pois a energia proporcionada pode causar insônia. 2) Melhora o sistema imunológico Por conter propriedades antioxidantes, o chá melhora o sistema imunológico reduzindo os riscos de gripes. Por conta do gengibre, a bebida também alivia os sintomas quando já estamos resfriados.

3) Auxilia na digestão Ele também é conhecido por suas propriedades digestivas, auxiliando no processo de digestão e reduzindo os riscos de problemas estomacais, como flatulência, náuseas e queimação. Experimente trocar o cafezinho depois do almoço por uma xícara de chai e perceba a diferença na digestão.

4) Reduz riscos de doenças cardiovasculares Por conter propriedades antioxidantes que regulam os níveis de gordura no sangue, a bebida impede o aumento da pressão arterial reduzindo o colesterol e consequentemente os riscos de doenças cardiovasculares. 5) Promove a perda de peso O benefício mais buscado na bebida é sem dúvida a capacidade de auxiliar na perda de peso. Isso ocorre porque o chá potencializa as atividades do estômago, reduzindo o inchaço, além de proporcionar a sensação de saciedade, influenciando positivamente na perda de peso. 6) Previne a hipertensão Por ser diurético, o chai é uma poderosa arma contra a hipertensão, além de conter antioxidantes que auxiliam no não agravamento de doenças cardiovasculares.

7) Combate o mau hálito Sim, você leu direito. Muitas vezes os cuidados com a higiene dental não bastam e o cheiro desagradável causa constrangimento. Ele oferece certas substâncias eficazes contra as bactérias que causam o mau hálito. 8) Elimina o cansaço Como já citado, por conter grandes doses de cafeína, o chai oferece energia e disposição. A bebida também acaba com a sensação de corpo e mente cansados ou fadigados. 9) Embeleza a pele e os cabelos As indianas são conhecidas por sua beleza e pele impecável. Grande parte da responsabilidade da pele hidratada e o retardamento de envelhecimento precoce é atribuído ao chai, por conta dos antioxidantes presentes na bebida. 10) Contém propriedades anti-inflamatórias Um grande benefício do chai são suas propriedades que auxiliam a reduzir inflamações. Dores de garganta ou dente são amenizadas por conta do efeito anti-inflamatório do gengibre e cravos.

INGREDIENTES:


Na verdade eu vou passar uma receita básica. O ideal é fazer uma análise de biotipo e personalidade para separar os ingredientes e quantidades específicas a cada pessoa e personalidade. Faço a receita personalizada para cada pessoa, como tratamento de saúde (consulta on line - informações kinterapia@gmail.com).


  • 1 ½ xícara (chá) de água

  • ½ xícara (chá) de leite de soja

  • 1 saquinho de chá preto

  • 3 grãos de pimenta-do-reino

  • 3 ramas de canela

  • 3 bagas de cardamomo

  • 3 cravos-da-índia

  • ½ colher (sopa) de açúcar mascavo



  1. Com uma faquinha para legumes, corte as pontas e abra as bagas de cardamomo. Transfira as sementes para uma panela pequena e junte todos os ingredientes, exceto o chá preto. Misture e leve ao fogo médio. Assim que ferver, desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá preto. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e transfira para uma chaleira. Sirva a seguir.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo